A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integramos o Ramo Pioneiro. Nossa equipe forma o clã, e é onde nos apoiamos e descobrimos interesses em comum. Levamos a sério nosso lema “Servir”, já que vivemos uma aventura que não é mais simbólica ou imaginária, pois experimentamos o papel real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário.

O cotidiano no clã nos dá bastante liberdade, mas já estamos cientes da responsabilidade que isso traz – somos nós que organizamos nossas próprias atividades. Esse é o período em que entramos na vida adulta, e estamos concluindo a formação de nossos valores e princípios.

Mesmo estando no clã, já podemos participar como adultos voluntários em outros Ramos atuar ativamente em nossas comunidades. Prestes a completar 21 anos, é chegada a hora de encerrar nossa caminhada como jovem no Movimento Escoteiro. A Cerimônia de Partida marca essa etapa, que pode ser seguida pela vida escoteira no papel de voluntário, como escotista ou dirigente.


A SEÇÃO DE PIONEIROS DO GRUPO ESCOTEIRO AMIZADE – 66/SP

Atualmente, o Grupo Escoteiro Amizade – 66/SP conta com 1 (uma) seção de pioneiros, denominada “Clã Pioneiro Misto Excalibur”.

Remonta o início de suas atividades ao ano de 1991, quando os escotistas José Pinto Bandeira Neto, Cláudio Senos Pache de Faria e Ricardo Rezende, preocupados com a continuidade de seu adestramento e a evasão de seniores e guias, propuseram a criação do Clã Pioneiro, inicialmente sob a maestria dos voluntários Celso Rocha e Elisabete Bassi.

O Clã, desde sua fundação, em dezembro de 1991, foi composto por jovens pioneiros e pioneiras. Diferente das demais seções do Movimento Escoteiro, não se divide em patrulhas. Os jovens compõe distintas equipes de interesse (EI), voltadas ao desenvolvimento de projetos, sendo que podem participar de mais de uma EI.


NOSSOS VOLUNTÁRIOS

Clique aqui para conhecer nossos voluntários!

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens