Entre os 11 e 14 anos, fazemos parte do Ramo Escoteiro – somos patrulhas de 5 a 8 jovens, de meninos e meninas, que juntas formam uma tropa. Aqui, além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, aprendemos diversas coisas que nos deixam mais confiantes e decididos.

Cada patrulha tem seu próprio bastão e bandeirola, onde gravamos lembranças marcantes de nossa experiência juntos, assim como o livro de patrulha, que tem todas as informações sobre os membros e fotografias das nossas ações. Elegemos um monitor, que age como um líder dentro de nosso grupo, e desenvolvemos algumas atividades por conta própria, como ir ao cinema, jogar algum jogo, etc.

Atividades como acampamentos e excursões fazem parte da nossa vivência no Ramo Escoteiro, sempre com o acompanhamento de adultos. Com nosso lema “Sempre Alerta”, estamos interessados em descobrir coisas novas e estar cercados de amigos.

Antes de completar 15 anos, passamos por um período de transição em que nos adaptamos à realidade do Ramo Sênior, e nos despedimos da tropa escoteira com a Cerimônia de Passagem.


AS SEÇÕES DE ESCOTEIROS DO GRUPO ESCOTEIRO AMIZADE – 66/SP

Atualmente, o Grupo Escoteiro Amizade – 66/SP conta com 2 (duas) seções de escoteiros: as tropas masculina “Mafeking” e feminina “Txucaramãi”.

A história remonta à própria fundação do 66/SP, em 1967.

Inicialmente, a primeira tropa se designava “Tropa de Escoteiros Junior”, sendo rebatizada para Tropa Escoteira Mafeking, exclusivamente composta por meninos, já que, à época, a participação feminina era restrita ao Movimento Bandeirante. cuja presença era majoritária nas capitais dos estados.

TROPA ESCOTEIRA MAFEKING

A denominação da Tropa Escoteira Masculina Mafeking remonta ao cerco de mesmo nome ocorrido durante a II Guerra dos Bôeres, entre ingleses e bôeres (descendentes de holandeses, alemães e dinamarqueses), na atual África do Sul, próxima de Johanesburgo.

Entre 2000 e 2005, foi composta por 5 (cinco) patrulhas com as seguintes nomeações: Lobo, Castor, Falcão, Águia e Leão. Esta última, restou adormecida ainda naquela década, por ser uma patrulha “transitória”, em decorrência da quantidade de inscritos na ocasião.

No ano de 2006, seguindo tendência das outras seções do Grupo Escoteiro Amizade – 66/SP, passou a ser seção mista, composta por escoteiros e escoteiras. Na década de 2010, porém, voltou a ser composta exclusivamente por escoteiros.

Atualmente, é dividida nas mesmas 4 (quatro) patrulhas acima nomeadas, podendo agregar até 32 jovens.

TROPA ESCOTEIRA TXUCARAMÃI

Criada em 1996, a Tropa Txucaramãi foi composta inicialmente por escoteiras.

Seu nome remonta ao povo pertencente à etnia caiapó, na região sul do estado do Pará e norte do estado do Mato Grosso, cujo significado seria algo como “guerreiro sem armas”.

Em 2006, assim como a Tropa Mafeking, passou a ser uma seção mista, composta por escoteiras e escoteiros.

Na década de 2010, contudo, voltou a ser composta estritamente por escoteiras.

Atualmente, é dividida em 3 (três) patrulhas, denominadas Pantera, Pavão e Gavião, podendo congregar até 24 jovens.


NOSSOS VOLUNTÁRIOS

Clique aqui para conhecer nossos voluntários!

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens